terça-feira, 12 de novembro de 2013


Segurança do Paciente tem sido um tema constante no Programa Sentinelas em Ação. O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi apresentado no Programa pelo próprio Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha em parceria com o Diretor Presidente da Anvisa Dr. Dirceu Barbano em 02 de abril de 2013. Em sua fala o Ministro apontou a Rede Sentinela como referência para a implantação do Programa no País.
Atendendo a solicitação da Rede manifestada durante o 14º Encontro Nacional a CVISS/Anvisa, em parceria com o Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP), preparou um Bloco de videoconferências sobre os Protocolos de Segurança do Paciente publicados pelo Ministério da Saúde.
Conforme disposto na Portaria Nº 529/ MS/2013 e na RDC Nº 36/Anvisa/2013 os Núcleos de Segurança do Paciente devem implantar os Protocolos e realizar o monitoramento dos seus indicadores.


A primeira videoconferência desta série, apresentada pela Dra. Julia Yaeko (Hospital Albert Einstein) e moderada pela Dra. Heiko Santana (GGTES/Anvisa), discutiu o Protocolo para a Prática de Higiene das Mãos. Infecções relacionadas à assistência, Estratégia Multimodal, métodos múltiplos para medir esta prática (indicadores) foram itens abordados na apresentação, além do alerta em relação a fatores que interferem na adesão da prática atuando como verdadeiras barreiras.
Ao final da apresentação Dra. Júlia deixa para nós esta importante mensagem para reflexão e seu contato para eventuais dúvidas.