terça-feira, 12 de novembro de 2013


A Sociedade Ibera latino americana sobre úlceras e feridas (SILAUHE) mantém relação e intercâmbio com grupos nacionais e estrangeiros dedicados ao tema. A organização é reconhecida internacionalmente por atos culturais, sociais e científicos sobre os múltiplos aspectos relacionados com a atenção e o cuidado das úlceras e feridas, tendo sido responsável pelo excelente Congresso que aconteceu em Santiago - Chile de 23 a 25 de outubro.
Com participação de palestrantes de Países da América Latina, Europa e Estados Unidos o público teve a oportunidade de conhecer a visão geral do manejo de feridas e úlceras nestes Países, incluindo a capacitação de recursos humanos, gestão administrativa, financiamento para úlceras, tratamento baseado nas melhores evidências científicas, bem como o impacto sanitário e social destas lesões. As empresas também realizaram simpósios para divulgar novas tecnologias na área. Outros temas como tratamento de pé diabético, úlcera venosa, lesão por queimaduras, fitoterapia e a influência da nutrição na cicatrização de feridas foram abordados.


Durante o evento ocorreu o lançamento da 4ª Edição da Revista Chilena de Feridas e Ostomias pela Fundação Instituto Nacional de Feridas do Chile, momento em que o corpo editorial destacou os artigos publicados, incluindo o artigo “ Prevalência,risco e prevenção de úlcera por pressão em Hospitais de Portugal”, de autoria de Luna Pini, servidora da CVISS/NUVIG/Anvisa.