A Rede Sentinela

A Rede Sentinela é uma estratégia da Vigilância Sanitária Pós-Uso/Pós-Comercialização de Produtos (Vigipós), que visa à prevenção de riscos associados ao consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária. A rede funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, e atua em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Nos estabelecimentos de saúde que integram a rede existe uma gerência de risco que funciona como referência da Vigipós para notificar e monitorar eventos adversos e queixas técnicas de produtos utilizados nesses estabelecimentos. As informações da Rede Sentinela abastecem o SNVS e subsidiam ações de regulação desses produtos no mercado.

Os estabelecimentos de saúde podem credenciar-se para participar da Rede Sentinela em quatro diferentes perfis:

• Participante: perfil de entrada na Rede Sentinela. Requer a existência e o funcionamento de uma gerência de risco, com alimentação regular dos bancos de dados da Vigipós.

• Colaborador: perfil que requer capacidade para o desenvolvimento de estudos de interesse do Sistema de Saúde brasileiro.

• Centro de Cooperação: perfil que requer capacidade para realização de ações de formação e capacitação de pessoal para a Rede ou para elaboração de material instrucional.

• Centro de Referência: perfil que requer capacidade para coordenar ou supervisionar sub-redes com foco em temas ou tecnologias específicas.

As instituições que cumprirem os critérios exigidos pela Anvisa serão credenciadas e permanecerão na Rede Sentinela.


Composição da Rede Sentinela




Mais informações podem ser obtidas no site da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/),

A Anvisa estimula a segurança e a qualidade da assistência prestada nos serviços, promove o intercâmbio de experiências e informações, além de propiciar atualização contínua aos integrantes da Rede.