segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Segurança do Paciente - ampliando os horizontes do debate




Começou ontem em São Paulo, o Simpósio Einstein-IHI: Implantação e Disseminação de Programas de Segurança do Paciente.
A abertura do simpósio contou com a presença do Sr Ministro da Saúde - Alexandre Padilha - que , em sua fala, destacou a centralidade do tema da segurança do paciente na agenda da política pública de saúde brasileira e o papel de protagonismo da Anvisa. Nesse sentido, colocou o estabelecimento de norma para o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), tornando obrigatórios o estabelecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente e a notificação dos eventos adversos) como sendo essencial para o desenvolvimento da política pública. Outro destaque foi dado ao papel do trabalho da Rede Sentinela como indutor do PNSP.
O evento é uma parceria do Hospital Israelita Albert Einstein com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), dos Estados Unidos. O IHI tem um importante histórico no apoio à implantação de Programas Nacionais de Segurança do Paciente e campanhas de larga  escala sobre o assunto - 100 Mil Vidas, 05 Milhões de Vidas são alguns exemplos.
A Anvisa, o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a ANAHP apoiam o evento e participam da programação,  discutindo o tema e relatando experiências sobre a realidade brasileira.
O evento é direcionado para convidados - profissionais, gestores de saúde - e toda a Rede Sentinela está dentre eles.

Na fotografia acima, Dr Derek Feeley, vice-presidente Executivo do IHI.