sexta-feira, 20 de junho de 2014

Nova estrutura interna da Anvisa


 
 
No dia 02 de junho de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União, a PORTARIA Nº 650, DE 29 DE MAIO DE 2014, que aprova e promulga o Regimento Interno da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
De acordo com o novo Regimento Interno da Anvisa, a Rede Sentinela passa a ter suas atividades sob o escopo da Gerência de Monitoramento do Risco, que integra a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.
A Gerente e Gerente-Geral das novas áreas são, respectivamente, Patricia Fernanda Toledo Barbosa e Maria Eugênia Carvalhaes Cury. Como todos sabem, são os nomes das pessoas anteriormente responsáveis pela Coordenação da CVISS e da Chefia do NUVIG. Estas áreas sofreram modificação na nomenclatura e tiveram suas atribuições incorporadas pela nova estrutura, conforme pode ser visto abaixo no texto do Novo Regimento:
 
 
 
Seção III - Da Gerência–Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária
Art. 119. São competências da Gerência–Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária: (...)
VII – coordenar a Rede Sentinela;
Subseção II - Da Gerência de Monitoramento do Risco
Art. 121. São competências da Gerência de Monitoramento do Risco: (...)
IX – propor, organizar, orientar, executar e divulgar as atividades inerentes à Rede Sentinela."

 
 A estrutura da Agência muda; mas, do ponto de vista dos processos de trabalho da Rede Sentinela e da interlocução e encaminhamentos com que viemos trabalhando nos últimos anos, não teremos alterações significativas.
                A equipe de interlocução também está sendo modificada: incorporamos pessoas, outros colegas assumiram outros espaços e responsabilidades e ainda estamos na transição interna de processos de trabalho que toda mudança estrutural completa exige.
                Assim, apesar das grandes mudanças estruturais, o caminho entre Anvisa, instituições integrantes da Rede Sentinela e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária continuará sendo trilhado conjuntamente, a fim de dar continuidade à missão de prevenir riscos associados ao consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária!